Rádio Nativa Fm A Mais Ouvida Da Cidade ... Aperte Em play Para Ouvi

Rádio Nativa Fm A Mais Ouvida Da Cidade ... Aperte Em play Para Ouvi

Rádio Comunitária Nativa Fm De Tabuleiro Do Norte 18 Anos Com Você 24 Horas No Ar

------------------------------------------------------------------------------------- Contato: (03188) 3424-2115 /1350 Cel: (04188) 9- 9661-1491

Rádio Super Noite Fm Res: João Elder ;Contato 04188: 9 - 9648-1444 para ouvir aperte em play

sábado, 3 de agosto de 2013

SECRETARIO DE SAÚDE DO ESTADO CEARA E 0 PRESIDENTE DO CONSELHO DE  SECRETÁRIOS MUNICIPAIS HOMENAGEM AGENTES DE SAÚDE PELAS METAS ALCANÇADAS NA AMAMENTAÇÃO 



Agentes Comunitários de Saúde dos municípios cearenses lotaram o auditório da Secretaria da Saúde do Estado na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, na abertura da XXII Semana Mundial do Aleitamento Materno, que vai até o dia 7 de agosto. Ouviram muitas palavras de incentivo à amamentação e ao trabalho deles na rotina da saúde da família. Do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, ouviram a história de nascimento dele como um grande estímulo a reforçar as ações de amamentação no acompanhamento às mães gestantes em todo o Ceará: “sou filho de um parto gemelar. Nasci raquítico e fui desenganado pelos médicos. Só estou vivo por causa do leite materno de uma mãe de leite porque naquela época, em 1955, não havia banco de leite”. Para destacar ainda mais a importância do leite materno e o slogan de que “Amamentar vale ouro”, da campanha deste ano, ele disse que “amamentar vale vida”. 
A representante da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde, Valdeni Leopoldina, ressaltou que “os ACSs fazem saúde dentro e fora das casas. Acompanham as mães grávidas de perto, vendo todos os dias, desde o primeiro mês de gestação”. Na relação de trabalho, o secretário Arruda Bastos falou que “tudo que já foi feito e conquistado pelos Agentes Comunitários de Saúde ainda é pouco. Em 2008 fora estadualizados pelo governo Cid Gomes passando a receber os salários pela folha de pessoal da Secretaria da Saúde do Estado. Passaram a ter a licença maternidade ampliada de quatro para seis meses.  E agora estamos comprometidos na conquista da insalubridade”.   Ela explicou que a presidente da federação Edilza não estava presente por motivos de problemas de saúde.
O presidente do Conselho de Secretarios Municipais de Saúde, Willame Bezerra, afirmou que “o trabalho permanente dos ACSs na visita casa a casa tem sido fundamental na redução das taxas de mortalidade infantil nos municípios e que é muito importante os secretarios de saúde municipais trabalharem em parceria com as associações dos agentes de saúde.
 Ele observou que “a queda na Taxa de Mortalidade Infantil do Ceará é resultado nas reduções dos óbitos infantis que vem sendo registrados nos últimos anos na maioria dos 184 municípios”. Na proporção em que o índice de aleitamento aumenta, a mortalidade infantil é reduzida. Nos últimos anos, está em torno de 70%  o percentual de bebês acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que são alimentados até quatro meses de vida só com o leite materno. Em 1997, quando o índice de aleitamento era de 47%, a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) era de 32 por mil nascidos vivos. Em 2011, a TMI foi reduzida para 12,3. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de idade ou mais.  O leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque possui todos os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra doenças.
 Presidente da associação dos agentes de saúde de Tabuleiro do Norte juntamente com o Sec. Saúde do estado do Ceara Arruda Bastos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário